Musicais, um gênero que nunca sai de moda

Somos considerados amantes incondicionais da música, não podemos negar essa nossa paixão pela Sétima Arte. E o fantástico mundo do cinema é capaz de combinar imagem e som de uma maneira magistral e nos fornecer todos os tipos de músicas. Obras que nos fazem desfrutar ao máximo de experiências audiovisuais únicas.
Entre todos os gêneros que esta indústria oferece, o musical é um daqueles que não saem de moda. Nos últimos anos temos visto filmes de sucesso como La La Land, Les Miserables ou Coco, mesmo sendo um filme infantil, seu principal argumento é baseado na música. Olhando ainda mais para trás na história do cinema há outros filmes como: O Mágico de Oz, Sorrisos e Lágrimas ou Cabaret que se tornaram ícones autênticos deste fantástico gênero dentro da indústria, com canções de um requintado nível musical e que, até hoje, são sinônimos de sucesso.

Características deste tipo de cinema

Mas por que esses filmes ainda estão funcionando tão bem entre o público? Para entender esse fenômeno, devemos mencionar algumas das características compartilhadas pelos filmes desse gênero.
Muitos dos musicais mais famosos vêm do teatro (por exemplo, Les Miserables, que já teve sua versão no palco), tornando-se adaptações quase perfeitas aos olhos do público. Nesses filmes podemos ver incríveis coreografias e movimentos de câmera que, graças ao apoio de uma montagem mais eficaz, fazem a história avançar com um ritmo único.
A música neste tipo de cinema pode começar a qualquer momento, é a maneira ideal de dizer ao espectador o que está acontecendo na trama ou como os personagens se sentem. Os musicais são capazes de fazer o espectador se levantar e sentir a euforia e o impulso de começar a dançar como os protagonistas do filme.

Grandes clássicos do cinema são desse gênero

Depois de anos e anos desde que o cinema começou suas aventuras com os irmãos Lumiere, foram criados filmes que ficaram na história. Como curiosidade, devemos lembrar que muitos dos grandes clássicos são do gênero musical como: O Mágico de Oz, Cantando na chuva, Branca de Neve e os Sete Anões, Sete noivas para sete irmãos. Esta é uma das razões pelas quais esse tipo de cinema encanta tanto o público ano após ano.

Um dos gêneros mais usados ​​por Bollywood

Se há um país no qual esse gênero é usado mais frequentemente é sem dúvida a  Índia. Uma elevada porcentagem de filmes feitos em Bollywood têm a característica de que seus personagens se juntam  em uma dança com muita euforia e cores. Estes filmes incluem canções e danças muito características do país e a maioria das canções interpretadas são feitas por artistas conhecidos.

O gênero musical no cinema de hoje

Após um triste declínio, que durou várias décadas, este gênero ressurgiu com filmes como Annie ou Moulin Rouge, e também graças a animações em filmes como A Pequena Sereia ou Anastasia. Desde então, temos visto esse gênero capaz de se modernizar e adaptar-se.

Trabalhos perfeitos para se adaptar ao teatro

Da mesma forma que muitos dos filmes do gênero musical vêm do teatro (como já mencionamos acima) nos últimos anos, temos visto uma tendência que vem na contramão, ou seja, agora são os filmes que chegam ao teatro. Prova disso são os musicais como: Sister Act, Dirty Dancing, The Lion King e até mesmo Ghost, que já prepara sua adaptação em inúmeros países. Embora seja verdade que muitas vezes esse tipo de shows ao vivo não atingem a grandeza dos filmes, já que o fato de adaptá-los é tecnicamente muito complexo, via de regra,  seus fãs deixam os teatros satisfeitos, depois de terem desfrutado de uma experiência audiovisual extremamente maravilhosa.