Quais são as diferenças entre o amor e a luxúria?

Sem sombra de dúvidas o amor pode ser considerado uma das maneiras de distinguir o homem dos animais irracionais. De fato, a ideia real do amor surge da nossa maneira particular de autodeclara-nos seres conscientes.

Contudo, em uma relação afetiva íntima, o conceito de amor pode se ver comprometido com algumas outras características humanas. Ou seja, a luxúria poderia ser considerada como uma espécie de amor egocêntrico. Onde o sexo e a experiência física conformam as suas características principais. Desse modo, nesse artigo você encontrará uma abordagem mais científica sobre os mistérios e tabus que sondam essas duas características inerentes da nossa espécie.

O amor e suas principais características

Foram muitos os filósofos que trabalharam em encontrar um sentido para o amor em si. Por isso, podemos ver a ideia do amor difundida em todas as camadas da nossa sociedade, inclusive nas religiões mais impontantes do mundo.

amor

Contudo, o amor a não é apenas uma expressão afetiva do acumulo de sensações, emoções e sentimento que experimentamos na presença ou ausência da substância amada. O amor por si só também pode ser considerado como uma atitude positiva na vida de cada indivíduo, tanto em relação aos outros indivíduos ou a nós mesmos. Assim, uma maneira de defini-lo seria através da liberdade de pensar, agir e ser.

A luxúria e as suas principais características

Por outro lado encontramos a luxúria que se define pelo desejo desordenado e limitado pelos desejos sexuais. Embora quando analisamos a etimologia da palavra que provêm do latin, a luxúria não está relacionada aos desejos sexuais, mas pela abundância ou exuberância desses desejos. EM outras palavras, tudo que seja em excesso ou em muita quantidade, nesse caso o excesso se relaciona com os desejos sexuais.

luxúria

Desse modo, na luxúria, a substância amada ou desejada se transforma em um objeto. Logo, esse objeto se transforma em uma maneira de satisfazer os desejos e nada mais além disso. Em suma, o valor central do prazer se resume em suprir a necessidade sexual que se está experimentando. Portanto, o egoísmo é sem sombra de dúvidas um sentimento que se relaciona intimamente com a luxúria, limitando o horizonte da pessoa aos seus próprios desejos.

Principais diferenças entre a luxúria e o amor

Uma das principais diferenças entre a luxúria e o amor está justamente na importância da outra pessoa. Ou seja, na luxúria o outro indivíduo deixa de ser importante a partir do momento que já não satisfaz os desejos de quem a prática, especialmente os desejos sexuais. Já para o amor o outro não deixa de ser importante porque a sua importância existe em si mesmo.

Nesse sentido, outra diferença essencial entre a luxúria e o amor está relacionada com a duração. Por exemplo, na luxúria o interesse pela outra pessoa é efêmero e passageiro. Desse modo, apenas existirá enquanto as necessidades da pessoa sejam atendidas. Em contrapartida no amor o tempo é indefinido e normalmente poderá durar eternamente, embora também possa passar por transformações no decorrer do tempo.